domingo, 16 de novembro de 2014

Para entendermos a forma participativa e a visão das mulheres na área da Educação, realizamos uma pequena e curta entrevista com duas mulheres que atuam na área. São elas:

NOME: Leila Diniz Pépice   
                                                                         
FORMAÇÃO:

ü    Mestrado em Ciência da Saúde             
ü    Pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica                      
ü    Pós em Literatura Infantil                                                        
ü    Pedagogia
ü    Magistério

ATUAÇÃO:

ü    Diretora de Escola
ü    Vice-diretora
ü    Coordenadora Pedagógica
ü    Professora Educação Infantil
ü    Professora Fundamental I


TEMPO DE ATUAÇÃO: 29 anos e 11 meses


ENTREVISTA: Leila Diniz Pépice

1)- Qual o papel do professor na promoção de uma aprendizagem significativa?

 [Leila]: Por mais estranho que pareça quero iniciar falando um pouco sobre o termo que costumamos usar “dar-aula"; esta expressão já aboli do meu vocabulário, analiso enquanto o "professor dá-aula "o aluno faz o quê???  Esta expressão dar-aula é fruto da era do mundo pronto, dos professores detentores de conhecimento, extremamente técnicos, são termos usados no meu início de carreira, embora ainda notamos professores distraídos que não só utilizam o termo mas vivem e atuam como tal. (...)
Voltando num contexto mundo atual, inacabado e em constante mudança, nós não temos nenhuma aula para dar e sim a construir junto com o aluno; o aluno precisa ser o personagem principal desta novela chamada "aprendizagem"; diante desta realidade, o desejo, a vontade, a curiosidade e a disponibilidade interna para aprender, ganham especial importância e o professor para promover uma aprendizagem que corresponda a algo significativo precisa desafiar conceitos já aprendidos para que eles se reconstruam mais ampliados e consistentes, com isto além de aprendizagem significativa, desperta a sede de aprender.

2)- No seu ponto de vista qual o desenvolvimento da autonomia na sala de aula ao que tange as instruções?

[Leila]: Quanto mais instruções dermos, mais seguidores de instruções formaremos. Não  que as instruções tenham sido banidas do mundo atual, embora tanta tecnologia no ar, mas falo da pouca presença da autonomia dentro das salas de aula.Quando um professor detalha minuciosamente as orientações que acompanham uma tarefa e faz um acompanhamento passo a passo de cada etapa para que todos possam caminhar juntos, ele esta favorecendo a dependência  dos alunos e não sua autonomia.Nesses casos os alunos não se preocupam muito em compreender o que fazem, mas sim em seguirem as instruções do professor, o que lhes vai garantir êxito e não aprendizagens.Desenvolvimento da autonomia na sala de aula está ligado à possibilidades dos alunos tomarem decisões racionais sobre o planejamento do seu trabalho.

3)- Por que o aluno é sobrecarregado com tantas disciplinas, você acha que são importantes? Mudaria isto? 

[Leila]: É uma observação coerente. Realmente o atual currículo do Fundamental II e médio estão sobrecarregado de informações e muitas delas, parecem não ter aplicabilidade, sempre tive muitos questionamentos internos e até externos sobre isto, as vezes pensava, o tempo esta passando tão rápido porque ensinar tantas coisas sem aplica-las, no entanto este modelo de currículo observamos que atende a demanda das universidades no modelo atual de
ingresso "vestibular", contemplar   este rol de conteúdos necessários  serve para uma formação  do aluno e assim prepará-lo para a universidade, e isto  tem sido foco do Ensino Médio; pois propiciando o contato com todas as disciplinas curriculares dá subsídios para que auxiliem também na escolha profissional. Mas a nova proposta para o Ensino Médio prevê a junção destas disciplinas em áreas de conhecimentos, olha que maravilha nem precisamos pensar em muda-los; pois desta forma irão fazer uma organização no processo ensino-aprendizagem de forma a viabilizar o acesso a conhecimentos de forma articulada e significativa, e isto, já falamos na primeira questão.

4)- Como você acha que o professor pode se qualificar e dedicar mais tempo aos alunos?

[Leila]: Pelo tempo na estrada da Educação o professor primeiramente tem que ter consciência desta necessidade, acredito ser o primeiro passo; pois o trabalho do professor para ser bem desenvolvido necessita tempo de preparo, estudo, planejamento, seleção de materiais adequados à aula, interação com as famílias dos estudantes e a comunidade, participar em decisões e formações continuadas. Temos que pensar que a sala de aula só pode ser agradável e proporcionar um bom ambiente de aprendizagem se o professor estiver sempre atento às inovações tanto pedagógicas, quanto a consciência que ele é um guia, um modelo e está construindo vidas, se esta consciência estiver aflorada a qualificação, seu tempo irá surgir e ressurgir a todo o momento, dedicando assim um tempo ideal e qualitativo aos alunos.


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NOME: Daiane V.

FORMAÇÃO: Pedagogia

ATUAÇÃO: Professora Educação Infantil

TEMPO DE ATUAÇÃO: 01 ano e 03 meses

ENTREVISTA: Daiane V.

1)- Na sede de ensino que você trabalha há formação docente? Qual o nível dessa formação?

[Daiane]: Sim, a prefeitura em que eu trabalho disponibiliza diversos cursos, palestras onde você pode se inscrever pelo portal do professor da mesma. Os cursos possuem níveis excelentes, valorizando a nossa formação.

2)- Na sua avaliação como é a disciplina em sala de aula?

  [Daiane]: É um desafio lidar com a questão da disciplina num momento em que o modelo da família no cenário social vive grandes transformações. Hoje, não temos apenas aquela família formada por pai, mãe e filhos. Muitas vezes colocar os limites e estabelecer regras torna-se muito difícil, diante dessa realidade em que os pais trabalham, ficam muitas horas longe dos filhos e delegam para a escola as suas obrigações. Seria necessário criar parcerias com a família para atingir um resultado mais positivo e  isso é muito difícil e complicado.

3)- Qual a sua visão sobre os procedimentos pedagógicos implantados na rede de ensino na qual você faz parte?

  [Daiane]: Sou nova na rede, mas o que percebo é que o planejamento educacional e os procedimentos pedagógicos são atuais e bem planejados. A criança é protagonista e o seu desenvolvimento vem em primeiro lugar. Valorizar o educar e o cuidar são fundamentais para um desenvolvimento pleno. 

4)- Qual sua perspectiva para a Educação e para sua vida profissional?

  [Daiane]: Como professora, espero que a educação seja a cada dia mais valorizada, que seja de fato significativa e que não seja pautada em formar alunos para fazer provas e sim prepara-los para a vida. Na minha vida profissional, eu como professora, espero estar sempre atenta as transformações do mundo e estar em constante aprendizado para não ficar ultrapassada as novas tecnologias e espero principalmente formar pessoas para a vida.  

Diferentes tempos, iguais escolhas.

Decidimos fazer perguntas diferentes e relacionadas ao tempo de trabalho das professoras entrevistadas acima, porém mesmo nas suas particularidades podemos verificar que com pouca ou muita experiência e mesmo que não esteja claramente nas respostas dadas, as professoras entrevistadas possuem ideias semelhantes sobre a educação, ambas demonstram a importância de preparar, planejar suas aulas e principalmente de colocar o aluno como o principal personagem na aprendizagem.
Em relação às dificuldades, apontam questões diferentes e de grande importância para reflexão: A primeira aponta a questão da instrução e a diferença para a autonomia e a segunda aponta sobre a questão da família na educação.
As professoras demonstraram nas entrevistas e em suas fisionomias o que realmente é necessário possuir para qualquer profissão, amor àquilo que é realizado. Agradecemos a participação das mesmas; a entrevista contribuiu bastante para nossa formação. E aos nossos leitores fazemos as seguintes perguntas: Como você vê a educação nos dias atuais? Quais são suas principais dificuldades? O que é necessário para ter sucesso na área?       

Cordialmente,

                                            Lidiany, Aline e Ingrid.


Um comentário:

  1. Muito interessante a visão pedagógica da professora!

    Parabéns a ela é ao grupo.

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