Para entendermos a
forma participativa e a visão das mulheres na área da Educação, realizamos uma
pequena e curta entrevista com duas mulheres que atuam na área. São elas:
NOME: Leila Diniz Pépice
FORMAÇÃO:
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Mestrado em Ciência da Saúde
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Pós em Psicopedagogia Institucional e
Clínica
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Pós em Literatura Infantil
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Pedagogia
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Magistério
ATUAÇÃO:
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Diretora de Escola
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Vice-diretora
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Coordenadora Pedagógica
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Professora Educação Infantil
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Professora Fundamental I
TEMPO DE ATUAÇÃO: 29 anos e 11 meses
ENTREVISTA: Leila Diniz Pépice
1)- Qual o papel do professor na promoção de uma aprendizagem
significativa?
[Leila]: Por mais estranho que pareça quero iniciar falando um
pouco sobre o termo que costumamos usar “dar-aula"; esta expressão já
aboli do meu vocabulário, analiso enquanto o "professor dá-aula "o
aluno faz o quê??? Esta expressão dar-aula é fruto da era do mundo
pronto, dos professores detentores de conhecimento, extremamente técnicos, são
termos usados no meu início de carreira, embora ainda notamos professores distraídos
que não só utilizam o termo mas vivem e atuam como tal. (...)
Voltando num contexto mundo atual, inacabado e em constante mudança, nós
não temos nenhuma aula para dar e sim a construir junto com o aluno; o aluno precisa
ser o personagem principal desta novela chamada "aprendizagem"; diante
desta realidade, o desejo, a vontade, a curiosidade e a disponibilidade
interna para aprender, ganham especial importância e o professor para
promover uma aprendizagem que corresponda a algo significativo precisa desafiar
conceitos já aprendidos para que eles se reconstruam mais ampliados e
consistentes, com isto além de aprendizagem significativa, desperta a sede de
aprender.
2)- No seu ponto de vista qual o desenvolvimento da autonomia na sala de
aula ao que tange as instruções?
[Leila]: Quanto mais instruções dermos, mais seguidores de instruções
formaremos. Não que as instruções tenham sido banidas do mundo atual,
embora tanta tecnologia no ar, mas falo da pouca presença da autonomia dentro
das salas de aula.Quando um professor detalha minuciosamente as orientações que
acompanham uma tarefa e faz um acompanhamento passo a passo de cada etapa para
que todos possam caminhar juntos, ele esta favorecendo a dependência dos
alunos e não sua autonomia.Nesses casos os alunos não se preocupam muito em compreender
o que fazem, mas sim em seguirem as instruções do professor, o que lhes vai
garantir êxito e não aprendizagens.Desenvolvimento da autonomia na sala de aula
está ligado à possibilidades dos alunos tomarem decisões racionais sobre o
planejamento do seu trabalho.
3)- Por que o aluno é sobrecarregado com tantas disciplinas, você acha
que são importantes? Mudaria isto?
[Leila]: É uma observação coerente. Realmente o atual currículo do
Fundamental II e médio estão sobrecarregado de informações e muitas delas,
parecem não ter aplicabilidade, sempre tive muitos questionamentos internos e
até externos sobre isto, as vezes pensava, o tempo esta passando tão rápido
porque ensinar tantas coisas sem aplica-las, no entanto este modelo de
currículo observamos que atende a demanda das universidades no modelo atual de
ingresso
"vestibular", contemplar este rol de conteúdos necessários
serve para uma formação do aluno e assim prepará-lo para a
universidade, e isto tem sido foco do Ensino Médio; pois propiciando o
contato com todas as disciplinas curriculares dá subsídios para que
auxiliem também na escolha profissional. Mas a nova proposta para o Ensino Médio
prevê a junção destas disciplinas em áreas de conhecimentos, olha que maravilha
nem precisamos pensar em muda-los; pois desta forma irão fazer uma organização
no processo ensino-aprendizagem de forma a viabilizar o acesso a conhecimentos de
forma articulada e significativa, e isto, já falamos na primeira questão.
4)- Como você acha que o professor pode se qualificar e dedicar mais
tempo aos alunos?
[Leila]: Pelo tempo na estrada da Educação o professor primeiramente tem
que ter consciência desta necessidade, acredito ser o primeiro passo; pois o
trabalho do professor para ser bem desenvolvido necessita tempo de preparo, estudo,
planejamento, seleção de materiais adequados à aula, interação com as famílias dos
estudantes e a comunidade, participar em decisões e formações continuadas.
Temos que pensar que a sala de aula só pode ser agradável e proporcionar um bom
ambiente de aprendizagem se o professor estiver sempre atento às inovações
tanto pedagógicas, quanto a consciência que ele é um guia, um modelo e está
construindo vidas, se esta consciência estiver aflorada a qualificação, seu
tempo irá surgir e ressurgir a todo o momento, dedicando assim um tempo ideal e
qualitativo aos alunos.
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NOME: Daiane V.
FORMAÇÃO: Pedagogia
ATUAÇÃO: Professora Educação Infantil
TEMPO DE ATUAÇÃO: 01 ano e 03 meses
ENTREVISTA: Daiane V.
1)- Na sede de ensino que você trabalha há formação docente? Qual o
nível dessa formação?
[Daiane]: Sim, a prefeitura em que eu trabalho disponibiliza diversos
cursos, palestras onde você pode se inscrever pelo portal do professor da
mesma. Os cursos possuem níveis excelentes, valorizando a nossa formação.
2)- Na sua avaliação como é a disciplina em sala de aula?
[Daiane]: É um desafio lidar com a questão da disciplina num
momento em que o modelo da família no cenário social vive grandes
transformações. Hoje, não temos apenas aquela família formada por pai, mãe e
filhos. Muitas vezes colocar os limites e estabelecer regras torna-se muito
difícil, diante dessa realidade em que os pais trabalham, ficam muitas horas
longe dos filhos e delegam para a escola as suas obrigações. Seria necessário
criar parcerias com a família para atingir um resultado mais positivo e isso é muito difícil e complicado.
3)- Qual a sua visão sobre os procedimentos pedagógicos implantados na
rede de ensino na qual você faz parte?
[Daiane]: Sou nova na rede, mas o que percebo é que o
planejamento educacional e os procedimentos pedagógicos são atuais e bem
planejados. A criança é protagonista e o seu desenvolvimento vem em primeiro
lugar. Valorizar o educar e o cuidar são fundamentais para um desenvolvimento
pleno.
4)- Qual sua perspectiva para a Educação e para sua vida profissional?
[Daiane]: Como professora, espero que a educação seja a cada dia
mais valorizada, que seja de fato significativa e que não seja pautada em
formar alunos para fazer provas e sim prepara-los para a vida. Na minha vida
profissional, eu como professora, espero estar sempre atenta as transformações
do mundo e estar em constante aprendizado para não ficar ultrapassada as novas
tecnologias e espero principalmente formar pessoas para a vida.
Diferentes tempos, iguais escolhas.
Decidimos
fazer perguntas diferentes e relacionadas ao tempo de trabalho das professoras
entrevistadas acima, porém mesmo nas suas particularidades podemos verificar
que com pouca ou muita experiência e mesmo que não esteja claramente nas
respostas dadas, as professoras entrevistadas possuem ideias semelhantes sobre
a educação, ambas demonstram a importância de preparar, planejar suas aulas e
principalmente de colocar o aluno como o principal personagem na aprendizagem.
Em
relação às dificuldades, apontam questões diferentes e de grande importância
para reflexão: A primeira aponta a questão da instrução e a diferença para a
autonomia e a segunda aponta sobre a questão da família na educação.
As
professoras demonstraram nas entrevistas e em suas fisionomias o que realmente
é necessário possuir para qualquer profissão, amor àquilo que é realizado.
Agradecemos a participação das mesmas; a entrevista contribuiu bastante para
nossa formação. E aos nossos leitores fazemos as seguintes perguntas: Como
você vê a educação nos dias atuais? Quais são suas principais dificuldades? O
que é necessário para ter sucesso na área?
Cordialmente,
Lidiany, Aline e Ingrid.
Muito interessante a visão pedagógica da professora!
ResponderExcluirParabéns a ela é ao grupo.