Pressupostos
filosóficos: Antropologia, Epistemologia e Axiologia.
Para ter qualidade na
tarefa de educar as novas gerações, algumas questões são levantadas e alguns
pressupostos filosóficos são utilizados para definirmos que tipo de ser humano
desejamos educar e queremos formar. Uma práxis educativa eficaz utiliza alguns
pressupostos filosóficos: Antropologia filosófica, Epistemologia e Axiologia.
A Antropologia filosófica
traz concepções do homem, embora existam várias podemos destacar três:
- Concepção metafísica: busca-se a unidade na multiplicidade dos
seres, ou seja, a essência que caracteriza cada coisa. Alguns filósofos e
pensadores: Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino e Immanuel Kant; o
último citado dizia:
“O homem é o
próprio culpado dessa menoridade quando sua causa reside não na falta de
entendimento, mas na falta de resolução e coragem para usá-lo sem condução de
um outro. Sapere aude! Tenha coragem de usar seu próprio entendimento!”
- Concepção naturalista: “Tendência tecnicista” faz desenvolver a
tecnologia, começou a surgir com a resolução científica, caracteriza-se pelo
enfoque naturalista imposto ao conceito de humanidade, projeto que atingiu seu
ápice com o cientificismo positivista.
Alguns representantes,
filósofos:
Francis Bacon usou a
frase profética “saber é poder”, o conhecimento científico permitiu o
desenvolvimento da tecnologia e o controle sobre a natureza.
Skinner, o principal
representante dessa tendência, criou a instrução programada.
O que caracteriza a
tendência naturalista é a tentativa de adequar as ciências humanas ao método
das ciências da natureza, que se baseia na experimentação, no controle e na
generalização, com vistas á eficácia e ao aprimoramento tecnológico.
- Concepção
histórico-social: Segundo essa concepção, não há natureza humana universal
(como queriam as filosofias essencialistas). Esta concepção expressa-se,
portanto, em inúmeras tendências. O que importa destacar, apesar das diferenças
entre elas, é a ênfase no processo (nada é estático), na contradição ( não há
linearidade no desenvolvimento, que resulta do embate e do conflito) e no
caráter social do engendramento humano ( permeado pelas relações humanas e que
por isso se expressa de modos diferentes ao longo da história).
Alguns filósofos: Max
Scheler, Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty.
A Epistemologia é a teoria
do conhecimento científico, parte da filosofia que investiga as relações entre
o sujeito cognoscente (o sujeito que conhece) e o objeto conhecido no ato de
conhecer. Epistemologia é também chamada filosofia das ciências. Dessas indagações derivaram duas tendências o
racionalismo e o empirismo.
O racionalismo é a
tendência de ideias verdadeiras, não sujeitas a erro, pois vêm da razão, a
partir das quais podemos conhecer todo o resto.
O empirismo teve sua
origem com Descartes, ao afirmar que a alma é como uma tábula rasa, sem
inscrições, porque o conhecimento só começa após a experiência sensível.
Alguns representantes,
filósofos e seguidores: Descartes, Locke, Hume, Augusto Comte, Durkheim,
Skinner ( inventor da instrução programada) etc.
A Axiologia é considerada
a teoria (o estudo) dos valores. Os valores estão na base de todas as nossas
ações. O ser humano é capaz de transformar a natureza conforme suas
necessidades existenciais, por meio de uma ação intencional e planificada. Ao
estabelecer as suas prioridades, escolhe os meios e os fins da ação a partir
dos valores. As questões colocadas pela axiologia versam sobre os vários tipos
de valor, a natureza, se são subjetivos ou universais, relativos ou absolutos.
Daí as diversas concepções axiológicas (Educação moral, educação política
democrática e educação estética).
-
Educação Moral: a moral é um conjunto de regras de
conduta adotado pelos indivíduos de um grupo social com a finalidade de
organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal.
O processo de
conscientização de valores: elo entre escola e vida, agir segundo virtudes e
princípios.
-
Educação Política Democrática: educar o cidadão.
Superação dos entraves para a formação da cidadania, estimulando o pluralismo e
o respeito a diversidade.
-
Educação Estética: é a utilização da arte como instrumento
humanizador e de valorização integral do homem.
Alguns filósofos e representantes:
Reboul (Frase: “todo professor é
professor de moral, ainda que o ignore”), Aristóteles, Durkheim, Josepe
Maria Puig, Jean Piaget, Lawrence Kohlberg, Jurgen Habermas etc.
Bibliografia:
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo:
Moderna, 2006. – PLT n° 285 (Capítulos 09, 10 e 11) .
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