domingo, 21 de setembro de 2014



“ A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”. – Merleau- Ponty

Um novo olhar do mundo.

A filosofia tem por objetivo a reflexão sobre todas as coisas. Busca uma visão contextualizada sobre temas da vida humana, aborda muitos campos de reflexão que foram se modificando com o passar do tempo e assim novas áreas de indagação vão aparecendo; em paralelo o olhar filosófico também vai acompanhando o momento histórico e seus avanços e conquistas.
A complexidade da existência traz a necessidade de rever e refletir o que já foi aprendido sobre o mundo; para realmente filosofarmos temos que ver o mundo cada dia, como se tivéssemos vendo algo novo, algo a ser descoberto e não explorado anteriormente.
Este novo olhar traz ideias, conceitos e opiniões novas o tempo todo, e com isso podemos entrar em um processo de evolução, onde crescemos e fazemos o próximo crescer também. Traz também muitas dúvidas, porém a filosofia não é feita de certezas e sim de incertezas e uma eterna busca de um significado para o mundo, para o homem e para a vida em geral.  Reaprender diariamente consigo, com o próximo e com o mundo é o que podemos definir como a verdadeira filosofia.


“Não basta querer para mudar o mundo. Querer é fundamental, mas não é suficiente. É preciso também saber querer, aprender a saber querer, o implica aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes com os nossos sonhos estratégicos”. Paulo Freire (1997).  













Querer não é sinônimo de mudança.

Várias pessoas acham que para mudar o mundo só basta querer fazer diferente, só que isto é uma tremenda utopia. Conquistar um mundo melhor depende de luta, bom senso,  filosofias e principalmente da educação trabalhando em conjunto.
O querer é algo fundamental para mudar algo incoerente, errado ou até mesmo inexistente no mundo. Só é necessária antes de tudo a definição desse querer; e quando não o encontramos dentro de nós, devemos buscá-lo, analisando filosoficamente e profundamente o nosso interior, as nossas necessidades e as necessidades do mundo a nossa volta.
O querer tem que surgir mediante o emprego da teoria do conhecimento, o que nos traz a importância de ter um ponto de vista crítico, isto é, de dar valor aos métodos, as conclusões alcançadas etc. Para sabermos e termos o nosso querer consolidado em algo real, útil e que realmente trará benefícios para o mundo é necessário saber o que realmente se quer e principalmente agir, colocar metas e ações para que os fatos realmente aconteçam.
A luta vem de empregar nos seus ideais, táticas adequadas e coerentes com estratégias que possuam bom senso, isso é, fazer a sua parte pensando também em conscientizar os indivíduos a nossa volta.  Há uma imensa necessidade de investir e promover este querer na educação, levando a importância dos projetos e objetivos para o maior número de indivíduos possíveis, com isso podemos conseguir mais agilidade e eficácia na realização das mudanças sonhadas e assim mudar o mundo com o nosso querer e principalmente com as nossas ações.